
Vivemos uma Crise de Valores e cada um de nós, possuímos a
nossa cota de responsabilidade no contexto que estamos vivenciando. Tornamo-nos
responsáveis por um problema quando ajudamos diretamente a criá-lo e, também,
quando fechamos os olhos diante dos que o estão criando, pois, tornamo-nos
cúmplices dos mesmos, contudo se somos parte do problema, também,
somos parte da solução. Portanto, temos que aprender a exercer de modo eficaz a
nossa cidadania com a finalidade de construir um sistema educacional melhor,
reivindicando da escola tudo de bom que ela pode oferecer, exigindo das
emissoras de rádio e televisão programas de melhor qualidade, comportando-nos
segundo os princípios da ética, colaborando com as instituições que ajudam o
pobre a ser menos pobre (no acesso à cultura) e ampliando cada vez mais nosso
horizonte mental e nossas reservas de humanidade. Temos que aprender a doar as
nossas melhores energias físicas, mentais e emocionais em prol dos nossos
ideais. E a melhoria das condições de vida em nossa sociedade representa um
ideal bastante atraente.
Se fizermos tudo isto, nossos principais problemas sociais
serão pouco-a-pouco solucionados, pois, também, seremos seres humanos melhores:
mais fraternos; mais compreensivos; menos preconceituosos; menos dogmáticos.não
dá para ser totalmente feliz vendo tantas famílias morando na rua, tanta gente
desempregada, tanta gente passando fome, tanta gente que mal sabe escrever o
nome, tanta gente morrendo vitima desta violência desenfreada, tanta gente
refém de indecisões ou decisões desastradas e inconsequentes. Enfim, tanta
gente vivendo em condições sub-humanas. Então! É preciso, é necessário... Vamos
assumirmos nossas responsabilidades!
Conto com a participação e ajuda de todos, nesta nova missão
e desafio, especialmente a ajuda dos amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário